Responsabilidade, maturidade e respeito


 

Hoje quero falar sobre, responsabilidade, maturidade e respeito.

No âmbito familiar, quando um relacionamento (casamento ou união estável) chega ao fim, a tendência é procurar um culpado (a) pela situação. Deixa-se de agir com maturidade e, o respeito em grande parte chega ao fim junto com o relacionamento.

Os casais se esquecem de avaliar a responsabilidade pessoal de cada um para o desfazimento da união, acumulam mágoas e assuntos não resolvidos pairam sobre todos os envolvidos (filhos, pais/mães/irmãos, etc), causando dor e sofrimento.

Para que isso não ocorra, é necessário modificar os pensamentos, acreditar que não há fracasso pessoal e sim que a relação perdurou por tempo necessário, com frutos ou não. São tempos sombrios os quais vivenciamos, que influenciam direta e indiretamente em nosso comportamento mental, atraindo inclusive doenças emocionais que poderiam ser facilmente evitadas, com respeito e empatia.

Trazer os filhos ou outros parentes para nossa perturbação mental, cria tão somente, um círculo vicioso de repetições inimagináveis por gerações. Para que se possa entender as dimensões, façamos um exemplo conosco. Quanto do que somos atualmente, incluindo medos, inseguranças, machismo/feminismo, racismos e outras, aprendemos com nossos pais, que aprenderam com seus pais e aí por diante?

Há necessidade de romper o círculo vicioso, o transformando em virtuoso, com amor, cautela e fé, não só para que a vida continue mais leve, como também, para que nossos filhos, familiares e amigos, possam perceber que a mudança parte do individual, mas, tem o poder de atingir o coletivo. Não há fórmula mágica.

O que deve prevalecer é a nossa força e coragem, para antes de criticar, odiar, maldizer e praguejar contra o outro, possamos nos avaliar e admitida nossas fraquezas, fazer melhor, não para os outros, para o nosso próprio “eu”, com responsabilidade, maturidade e respeito.

Nossos entes queridos agradecem e a vida transborda para aqueles que conseguem ser melhores a cada momento.

Comentários

Postar um comentário

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tel: (16) 3332 7959 - Cel: (16) 99757 5915
E-mail: elianaafonso1604@gmail.com
Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 1.660, Centro
Araraquara, SP - CEP 14801-320